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Vault of Archavon - Archavon the Stone Keeper

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Mensagem por Reichard em Sab Fev 13, 2010 7:03 am

O que agora vou postar vai ser um copy/paste do que escrevi originalmente no GameOn, no entanto, como é um trabalho pro-guild, penso que seja sensato estar aqui, no fórum, como registo.

Vault of Archavon
Archavon The Stone Keeper

Eu, quando comecei a escrever isto, tive de enfatizar o Em Português porque os posts que existem sobre o Archavon e o Emalon estão em Inglês e ainda por cima são copy/paste dos conteúdos da WoWWiki (o que é sempre uma boa fonte de informação).
Já tive a oportunidade de fazer o Archavon diversas vezes com a For The Horde (não neste servidor, obviamente) e portanto posso-vos revelar um pouco da minha experiência, no ponto de vista de tank, neste assunto.

Durante este post irei-me referir sempre ao Modo Normal (10-man).





Preparações e Introdução

Para irem a Vault of Archavon precisam antes de ganhar o domínio de Wintergrasp para a vossa facção correspondente (ou seja, apenas precisam de ter acesso ao Forte de Wintergrasp; uma equipa contrária que esteja dentro da câmara da Titan Relic ainda pode fazer VoA se entrar na instance). Normalmente as mesmas equipas que conquistaram Wintergrasp fazem a seguir VoA. Isto porque em Vault of Archavon os bosses: Archavon, Emalon Koralon, e mais recentemente Toravon dropam respectivamente peças aleatórias dos Tiers 7, 8, 9 e 10 e peças dos sets de arena das season 5, 6, 7 e 8, respectivamente.
Portanto, para melhor aproveitar este facto, uma raid para VoA deve ser preferencialmente composta de membros de várias classes.

Em termos técnicos, para derrotar o Archavon, precisam de um Tank capaz, dois Healers e um resto de DPS (não importa se é ranged ou melle). O uso de offtank é opcional, mas isso vou explicar mais tarde. A raid tem de garantir que pode fazer 8k de DPS contínuos durante o encontro; se não conseguirem, dificilmente conseguirão vencer o Archavon.
Com pessoal que tem Tier 6.5 (ou seja, equiparam-se nas 5-man de Northrend ou usando as receipes básicas de Northrend de profs) consegue-se com 9-10 ppl fazer com relativa facilidade o Archavon.


Assim que entram na instance, tem de descer uma escadaria e lutar contra uns mobs que guardam o corredor principal, o que por sí só não deve representar uma grande dificuldade. VoA é composta por 4 wings, todas ligadas a este corredor. A wing onde se encontra o Archavon é a que está no fim desse corredor.





Archavon

O Archavon por si só é um boss relativamente fácil de lutar, ao estilo do Tank & Spank, mas para tornar a batalha interessante a Blizzard decidiu dar umas skills ao Archavon k o tornam especial.

Em primeiro lugar, e isto é o mais importante de todo o encontro: ele tem um enrage que se activa passados 5 minutos após ele ter entrado em Combat.
Por causa deste facto o Archavon tem de morrer nesses 5 minutos a não ser que a raid se queira suicidar. A maneira como se assegura isto é fazendo os 8k de DPS que disse no inicio durante o encontro todo.
Devido a esta peculiaridade, o Archavon pode-se considerar um Gear Check - verifica se temos capacidade em termos de equipamento para prosseguirmos.

Em segundo lugar, também importante, por vezes o Archavon decide saltar de um lugar para outro. Com estes saltos ele começa a fazer uma nuvem à volta dos seus pés. Quem estiver dentro ou até perto dela recebe 2k de damage por segundo.
Parece pouco, mas basta alguém estar a lutar por 10 segundos dentro da nuvem e morrer, e a raid vai-se abaixo com o enrage do Archavon.
A solução para isto é o Main Tank (que deve sempre ter o Archavon agrado) gentilmente afastar o Archavon para uma zona limpa, sem que os DPS'ers caiam na nuvem.

Em terceiro lugar, e provavelmente o 2º aspecto mais importante do encontro, de vez em quando o Archavon zanga-se com a raid que o quer matar e decide paralisar por instantes a raid toda. Por dois segundos ficamos paralisados, à excepção do nosso querido Tank, que fica paralisado mais uns 8 segundos. O Archavon depois vira-se a quem tinha o threat mais elevado sem contar com o Tank.
A não ser que tenham na raid membros que agrem mais que Warriors, Paladins ou Death Knights (as classes com maior HP) não terão problemas com wipes pois caso tenham a situação controlada eles ficam a aguentar o dano que o Main Tank aguentaria até ele voltar ao activo.
Uma boa estratégia caso o Archavon se vire contra um clothie é correr, visto que o Archavon tem uma velocidade lenta e que, em certas condições, não chega a atacar o clothie.
Caso nada disto seja possível na raid ou se preferem não correr riscos, arranjem um Off Tank.

Esta ultima habilidade pode trazer alguns problemas porque, caso os DPS'ers estejam sem atenção ou suficientemente afastados do Archavon para notarem o Stomp, não notam que o Main Tank está ainda paralisado. Uma coisa útil e que ajuda as raids iniciais é o Main Tank dizer Off ou On quando ele entra ou sai desse stun.

O Archavon conta com uma 4ª habilidade: ele deita as estalactites para o chão de um target aleatório (mas que não o tank). Esta habilidade é normalmente inofensiva, desde que os healers sejam atentos e competentes.





Os papeis do Tank, dos Healers e dos DPS'ers

O Tank pode ser qualquer classe que tenha bastante HP e que consiga mitigar alguns danos (45% é já aceitável), ou seja, pode ser um Druid, um Warrior, um Paladin, um Death Knight ou (e isto caso estejam mesmo desesperados) um Shaman. Tenho de dizer que prefiro os Druids para este papel, porque facilmente ultrapassam a HP das restantes classes e porque é necessária o controlo da agro e da threat que os Druids e Warriors tem facilitados.
O Tank não se deve preocupar com o dano que dá neste encontro, mas mais com o boss em si: precisa de o ter agrado a todo o custo e a praticamente todos os momentos, com detalhe especial para a nuvem. Em termos de posição, o Tank pode ficar em qualquer espaço da wing.

Os Healers tem o papel vital de garantir a sobrevivência da raid. Devem ser no mínimo dois: um para healar o Tank e outro para healar a raid. Penso que ambos tem a sua importância portanto vou falar deles em separado.
O healer do Tank pode ser um Resto Druid ou alguém que não tenha problemas em healar pequenas quantidade de dano rapidamente. Um bom Resto Druid pode facilmente healar o Tank que, já mitigando metade dos danos que receberia, não precisa de heals brutos.
O Healer da raid provavelmente tem de ser o mais atento dos healers porque tem de tomar atenção ás estalactites que caem nos membros da raid como tem de tomar atenção aos membros da raid que entram por acidente (esperam eles) na nuvem. Convem que este healer seja um Priest ou um Paladin embora que qualquer classe que consiga dar heals de grande magnitude instantaneamente ou quase instantaneamente serve para este propósito.

Os DPS'ers só tem de ter cuidado com uma coisa: com a nuvem. Isto porque a nuvem gera-se sempre no sitio em que o Archavon normalmente é enfrentado. Eu diria para terem cuidado com o DPS, mas o vosso destino já estava traçado antes de entrarem: ou conseguem dar os 8k, ou não conseguem, ou conseguem à rasca matar o Archavon.





Posicionamento

O posicionamento da raid é simplissimo: Healers e Ranged DPS'ers para a entrada da wing e Melle DPS'ers e o Tank para o meio. O tank não se deve afastar muito para dentro, correndo o risco de ficar fora do range dos Healers e dos Ranged DPS'ers.




Achievements

Após terem derrotado o Archavon recebem o achievement Archavon The Stone Watcher. Não existe Realm First para este boss e, caso derrotem o Archavon, o Emalon e o Koralon com uma diferença de menos de um minuto receberão o achievement Earth, Wind and Fire




Addons

Defendo que cada um usa o que lhe vier ao coração Smile
Mas para ser concreto existem addons que aqui tem bastante utilidade. Durante os meus encontros com o Archavon, usei estes addons:

Omen - O Omen é um threat meter, ou seja, mede a ameaça que todos os membros da rais estão a provocar no Archavon. Especialmente útil para Tanks, recomendo que pelo menos este tenha-o, para saber quem será afectado pelo período de paralisação

Skada - O Skada é o ponto focal desta raid, já que é um counter. Ele regista todo e qualquer dado que tenha existido no encontro, quer ele seja o tipo e o dano que os ataques específicos de cada um fez no boss, quer em saber quem heala mais e melhor quer como saber o DPS de uma raid, o que é o que nos interessa neste caso. Podem treinar num boss ou até nas puppets de treino, desde que verifiquem que fazem os 8k de DPS, estarão safos.




Conclusão

É impossível para alguém prever como a batalha irá correr, mas seguindo estas dicas podem pelo menos ter uma base de onde partir para derrotarem o Archavon.

Caso queiram perguntar alguma coisa em especifico, basta fazerem reply.

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Mensagem por Fallen em Seg Maio 03, 2010 11:06 pm

a tua experiencia no xcla n e assim tanta xD, smp a usar o stun no boss... n ha script xD e o k faz, raids com 7/8 mans etc xD
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Mensagem por Fallen em Seg Maio 03, 2010 11:07 pm

PS: bons tempos esses, pouco ppl mas o k havia era smp em winter
tive uma ideia, vou por isto na nossa taverna, vao la ver
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Mensagem por Reichard em Seg Maio 03, 2010 11:26 pm

O Archavon era um boss simples para resumi-lo, e antes tínhamos de fazer sem stun, o k conseguiamos.

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Mensagem por Doom em Qua Maio 05, 2010 12:26 am

Nosa chegamos a ter 8k de dps...
Isso do stun foi quando o athena foi raidar comnosco e estava a fazer um dps de merda...
Nessa altura eu tava mais ou menos empatado com o allynoob com o mesmo dps 3k, mas eu tinha uma gear muito pior k a dele...
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Mensagem por linpac em Sex Jun 25, 2010 11:03 pm

Gostei bastante do tutorial reichard por isso vou contribuir com a experiência que adquiri no oficial.

Todo o encontro está bem descrito, tanto as habilidades como as tácticas.

Quero acrescentar algo no que disseste sobre os healers.
Não referiste restoration Shaman. (esquecimento?)
Disseste que uma boa classe para curar o Tank seria um druida (eu concordo), no entanto os druidas e os shamans são bastante melhores em raid healling, para tank healling eu escolheria um paladino ou um priest, isto porque estes tem spells que se orientam melhor com poucos targets.
Claro que Tank healling e relativamente fácil para todo o tipo de healling classes, no entanto o raid healling pode ser mais difícil neste tipo de encontros em que há bastantes AoEs para chatear a malta, dai aproveitar os paladinos e priests naquilo em que são melhores (single-target healling) e os druidas e shamans em multi-target healling.

Relembrar também que os dps tem de ter em atenção para saírem das estalactites o mais rapidamente possível para que facilitem o trabalho os healers, é impossível dar heal a todos se estiverem 7 dps a apanhar dano.

Mais uma vez bom trabalho a por aqui as habilidades e tácticas, espero que tenha ajudado.
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Mensagem por capilas em Sab Jun 26, 2010 11:52 am

muito bom post reichard, fesme lembrar bons tempos com voçes em wintergrasp

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Mensagem por Reichard em Dom Jun 27, 2010 10:08 pm

linpac escreveu:Gostei bastante do tutorial reichard por isso vou contribuir com a experiência que adquiri no oficial.

Todo o encontro está bem descrito, tanto as habilidades como as tácticas.

Quero acrescentar algo no que disseste sobre os healers.
Não referiste restoration Shaman. (esquecimento?)
Disseste que uma boa classe para curar o Tank seria um druida (eu concordo), no entanto os druidas e os shamans são bastante melhores em raid healling, para tank healling eu escolheria um paladino ou um priest, isto porque estes tem spells que se orientam melhor com poucos targets.
Claro que Tank healling e relativamente fácil para todo o tipo de healling classes, no entanto o raid healling pode ser mais difícil neste tipo de encontros em que há bastantes AoEs para chatear a malta, dai aproveitar os paladinos e priests naquilo em que são melhores (single-target healling) e os druidas e shamans em multi-target healling.

Relembrar também que os dps tem de ter em atenção para saírem das estalactites o mais rapidamente possível para que facilitem o trabalho os healers, é impossível dar heal a todos se estiverem 7 dps a apanhar dano.

Mais uma vez bom trabalho a por aqui as habilidades e tácticas, espero que tenha ajudado.

Talvez me tenha esquecido... mas resto Shaman nem passou pela minha cabeça quando fiz o tutorial. Isto porque, em relação ao resto dos bosses, e até ao gear necessário para fazer o Archavon, um healer capaz de curar a raid toda é estritamente necessário. Possivelmente a razão porque referi Resto Druid foi unicamente por causa dos HoT's embora que qualquer outro healer faça o trabalho bem.

Obrigado pelo comentário e sim, ajudou Wink

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